UM TROFÉU.

UM LEGADO.

VÁRIAS HISTÓRIAS.

O TROFÉU: A INSPIRAÇÃO

O troféu do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva conta com o conceito, design e criatividade de Henrique Cayatte, convidado para aceitar este desafio homenageando assim o percurso profissional partilhado com Vicente Jorge Silva.

Este troféu tem como ambição refletir os três grandes momentos de comunicação editorial e jornalística de Vicente Jorge Silva através da representação conceptual de 3 páginas de jornal, que se sobrepõem mas têm sempre a sua individualidade e identidade, enquanto marcos.

Apela também à pluralidade presente no percurso e legado do jornalista, com que teve a oportunidade de colaborar ao longo de vários projetos, perpetuando assim essa visão nos novos jornalistas que agora se podem candidatar.

UM PERCURSO. UM DESIGNER.

UMA HISTÓRIA QUE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO DESIGN EM PORTUGAL.

O AUTOR: HENRIQUE CAYATTE

Lisboa, Portugal 1957. 


Designer, ilustrador e professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro desde 2004.

Escreve textos, participa em conferências, participa em júris e participa em workshops sobre designem Portugal e no estrangeiro.

Inicia a sua actividade profissional em 1980 dedicando-se ao trabalho editorial, de museografia e para o espaço público.

Presidente do Centro Português de Design (2004-2012).

Integra, durante dois mandatos, a direcção europeia de design – BEDA The Bureau of European Design Associations – entre 2008 e 2012.

Fundador e membro da Presidência e do Comité Assessor da BID – Bienal Ibero-Americana de Design.

Tem actualmente em curso, além da normal actividade editorial, a concepção de vários museus e exposições em Portugal e no estrangeiro.