UM TROFÉU.

UM LEGADO.

VÁRIAS HISTÓRIAS.

O TROFÉU: A INSPIRAÇÃO

O troféu do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva conta com o conceito, design e criatividade de Henrique Cayatte, convidado para aceitar este desafio homenageando assim o percurso profissional partilhado com Vicente Jorge Silva.

Este troféu tem como ambição refletir os três grandes momentos de comunicação editorial e jornalística de Vicente Jorge Silva através da representação conceptual de 3 páginas de jornal, que se sobrepõem mas têm sempre a sua individualidade e identidade, enquanto marcos.

Apela também à pluralidade presente no percurso e legado do jornalista, com que teve a oportunidade de colaborar ao longo de vários projetos, perpetuando assim essa visão nos novos jornalistas que agora se podem candidatar.

UM PERCURSO. UM DESIGNER.

UMA HISTÓRIA QUE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO DESIGN EM PORTUGAL.

O AUTOR: HENRIQUE CAYATTE

Lisboa, Portugal 1957. 

 

Designer, ilustrador e professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro desde 2004.

Escreve textos, participa em conferências, participa em júris e participa em workshops sobre design em Portugal e no estrangeiro.

Inicia a sua atividade profissional em 1980 dedicando-se ao trabalho editorial, de museografia e para o espaço público.

Presidente do Centro Português de Design (2004-2012).

Integra, durante dois mandatos, a direção europeia de design – BEDA The Bureau of European Design Associations – entre 2008 e 2012.

Fundador e membro da Presidência e do Comité Assessor da BID – Bienal Ibero-Americana de Design.

Tem atualmente em curso, além da normal atividade editorial, a conceção de vários museus e exposições em Portugal e no estrangeiro.

A execução dos troféus foi realizada pelos trabalhadores da Unidade de produção de moeda, tendo sido utilizados materiais de refugo da UGF, nomeadamente das áreas de produção de cartões poliméricos, de personalização de cartões poliméricos e de impressão de livros.

APRESENTE A SUA CANDIDATURA